quarta-feira, 16 de outubro de 2013

TENONDERÃ: UM OLHAR PARA O FUTURO


Entre os dias 07 e 09 de outubro de 2013, servidoras da CR Litoral Sudeste e da Coordenação de Processos Educativos da FUNAI de Brasília (COPE/CGPC) estiveram na Aldeia Krukutu – SP para colaborar na construção do Projeto Tenonderã II, uma iniciativa de jovens lideranças Guarani Mbya de São Paulo, que visa dar continuidade aos trabalhos iniciados no Tenonderã I, realizado em 2009.
 
A reunião contou com a participação dos caciques Timoteo Werá Popygua e Karaí de Oliveira Paula, do escritor indígena Olívio Jekupé, das jovens lideranças Ataíde Vilharve, Ivandro Tupã Mirim e Roberto Veríssimo, das servidoras da Funai Helena de Biase, Milena Pilla e Izabel Gobbi, além de outros jovens Guarani interessados na discussão.

Todos tiveram a oportunidade de relatar a experiência do Tenonderã e manifestar o que esperam da continuidade do projeto.

 
O objetivo principal do Tenonderã II é promover um processo educativo de diálogo entre jovens e anciãos Guarani Mbya, visando a valorização da cultura, a afirmação da identidade e a melhoria do bem viver do Povo Guarani, como forma de buscar o equilíbrio entre o modo de vida tradicional, as situações vivenciadas no presente e o projeto de futuro deste povo.
O Tenonderã II, desde o momento da sua concepção, tem como meta o empoderamento dos jovens Guarani Mbya na busca pela autonomia e defesa dos seus direitos, como parte de um processo educativo amplo e contínuo. Tendo em vista a situação de vulnerabilidade em que se encontram muitas comunidades Guarani, especialmente as aldeias localizadas no município de São Paulo, e considerando as propostas indicadas no I Encontro Tenonderã, realizado em 2009, faz-se urgente pensar em soluções e alternativas que atendam às necessidades dos jovens Guarani Mbya, propiciando espaços para que afirmem a sua identidade e valorizem a sua cultura.

 
COMISSÃO ORGANIZADORA DO PROJETO TENONDERÃ II
Ataíde G. Vilharve (Aldeia Tenondé Porã)
Ivandro Tupã Mirim (Aldeia Tekoa Pyau)
Roberto Wera Veríssimo (Aldeia Tekoa Pyau)
Helena Stilene de Biase (CR Litoral Sudeste/FUNAI)
Milena Curitiba Pilla (CR Litoral Sudeste/FUNAI)
Izabel Gobbi (COPE/CGPC/FUNAI)
Rita Mello Magalhães (CTL Registro/FUNAI)

Conheça também o primeiro Tenonderã

2 comentários:

  1. Participar deste momento com os parentes Guarani foi o meu "Tenonderã"!
    Obrigadas aos meus companheiros e companheiras de Funai, pela confiança no meu trabalho e principalmente aos indígenas que me ensinaram muito com a partilha de experiências, mostrando o caminho para juntos construirmos um novo olhar para o futuro!

    ResponderExcluir
  2. A reunião foi, de fato, um momento de construção coletiva de um trabalho, cada qual contribuindo à sua maneira e todos acreditando na importância do Tenonderã. Sobretudo foi um momento educativo, de troca de conhecimentos e muito aprendizado...mais uma vez, aprendi muito com os Guarani Mbya! O primeiro passo foi dado e o futuro está logo ali!

    ResponderExcluir