quinta-feira, 23 de junho de 2016

Aldeia Capoeirão comemora a entrega de casas pelo CDHU


                O dia 17 de junho de 2016 será uma data a ser lembrada pelos indígenas Guarani da Aldeia Capoeirão com sentimento de agradecimento a Nhanderu e de resistência na luta pelos direitos indígenas quanto munícipes de Itariri/SP.

                O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Habitação – CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), implementou o Programa Pró-Lar Moradia Indígenas e construiu 12 novas unidades habitacionais compostas por banheiro externo coligado à estrutura com sistema de esgotamento individual, constituído de fossa, filtro e sumidoro, além de chuveiro elétrico.


                O programa contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Itariri e FUNAI, por meio da Coordenação Regional do Litoral Sudeste, num longo percurso de negociações que iniciou-se em 2002. Depois de vários problemas com as empreiteiras contratadas para efetuar as obras, finalmente agora os indígenas puderam receber suas novas moradias.
                No dia da entrega das casas esteve presente o Secretário de Habitação, Sr. Rodrigo Garcia que trouxe outras boas notícias: no dia 28 de junho de 2016 a CDHU assinará novo convênio com as prefeituras para construção de outras moradias em Terra Indígena, tais como Bertioga/SP, Avaí/SP, Arco Íris/SP, Braúna/SP. Serão cerca de 250 novas moradias.


                Muitos representantes de entidades assistenciais e personalidades locais compareceram para festejar juntos. Também prestigiaram a solenidade de entrega das chaves das casas autoridades do município de Itariri/SP como a prefeita Rejane Maria Silva, Diretoria de Ensino – Miracatu Ademilda Pereira Moreira Suyama, o Coordenador Regional do Litoral Sudeste – FUNAI Cristiano Vieira Gonçalves Hutter e parentes indígenas da Aldeia Amba Porã que presenteou a todos com uma bela apresentação do Coral Guarani da Comunidade Indígena Amba Porã e dança dos meninos guerreiros, Xondario.



A entrega das moradias nas comunidades indígenas é sinal de um olhar mais humano e menos romântico da sociedade, pois não deixarão sua cultura por terem um local onde possam se proteger do frio e assim evitar uma série de doenças respiratórias.
Cristiano Hutter, Coordenador Regional do Litoral Sudeste - FUNAI







                O cacique da aldeia Ricardo de Souza, em nome de toda a comunidade indígena agradeceu a presença de todos, sempre com o apoio do Chefe de CTL Miracatu – FUNAI, Gilberto Abreu Amaral.
                Em um período de tantos desafios para nosso país, receber esta atenção do governo do Estado de São Paulo fortalece a luta indígena pela garantia de seus direitos e manutenção de sua cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário